sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PARCERIA NEPU E CARV - CURSO DE SALVAMENTO AQUÁTICO

O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgência (NEPU) em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento do Resgate da Vida (CARV) lançou o primeiro curso de Salvamento Aquático para profissionais do Samu do Litoral Leste.

Em sua primeira edição o curso visa passar orientações sobre salvamento aquático como também transmitir um panorama da situação atual do afogamento no Brasil, visto que a região atendida pelo SAMU Leste consta faixas relevantes da orla cearense.

No curso o profissional de saúde terá acesso a noções teóricas e práticas de como reconhecer um caso de afogamento, o que deve ser feito para ajudar, natação utilitária, técnicas de salvamento em piscina, no mar, em rio e em açudes. O curso não tem por objetivo principal a formação de profissionais para atuação na área de salvamento aquático, mas a inserção dos profissionais da saúde no quadro de atendimento a vítima de afogamento.

Os profissionais que participam do curso já tiveram aula teórica de afogamento e natação utilitária, aula prática de natação, aula prática de salvamento em piscina. Na última quinta-feira, dia 23 de dezembro, agora em situação de salvamento no mar, os alunos tiveram no aterro da praia de Iracema aula prática e simulado de resgate a vítima de afogamento no mar. 




Durante a aula os alunos receberam orientações sobre marés, ondas, correntes marítimas, efeitos que afetam o mar e riscos durante o salvamento.

A aula contou com a participação do diretor geral do CARV e médico da regulação do SAMU Leste, Dr. Gilson Melo Pinheiro e dos instrutores Elvis Lima e Ivan Santos, guardas vidas credenciados pelo CBMCE.








CARV nossa missão é Salvar Vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário