terça-feira, 21 de dezembro de 2010

IMPORTÂNCIA DO USO DE EPI PARA EVITAR CONTAMINAÇÃO

Profissionais do Pré-Hospitalar que negligenciam o uso do EPI põem em risco sua própria saúde e segurança

Estudos têm demonstrado o risco de profissionais de saúde em adquirir infecções durante o desenvolvimento de suas atividades ocupacionais. Infecções tais como hepatites B e C, e o vírus da imunodeficiência humana (HIV) têm sido descritas em trabalhadores da saúde após a exposição acidental a material biológico, sejam por lesões percutâneas e/ou contato do sangue contaminado com a membrana mucosa ou pele não íntegra.




Dentre os trabalhadores em saúde, destacam-se aqueles do serviço de atendimento pré-hospitalar por prestarem assistência direta ao paciente, fora do âmbito hospitalar, visando à manutenção da vida e a minimização das seqüelas às vítimas em situação de urgência e emergência, antes da sua chegada a uma instituição de atendimento especializado.


Os equipamentos de proteção individual (EPI) são dispositivos utilizados pelos profissionais contra possíveis riscos que ameaçam a sua saúde ou segurança durante o exercício de sua atividade laboral.





De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 08 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI:


“Todo dispositivo ou produto de uso individual destinado a proteger a saúde e a integridade física do trabalhador”.


Todas as precauções devem ser tomadas durante os exames e manipulação da vítima, a fim de evitar a contaminação do socorrista por possíveis agentes infecciosos, por produtos químicos (tóxicos, corrosivos, radioativos) presentes na superfície do corpo do acidentado, por seu sangue e/ou suas secreções.



Recomenda-se o uso de luvas, máscaras, óculos de proteção, roupas que protejam a pele (macacão e/ou camisa com mangas longas e calça), sapato fechado dentre outros itens. Durante todo o socorro ao vitimado, o socorrista deverá ter o máximo cuidado no manuseio de materiais de corte (tesouras, canivetes), vidros, objetos pontiagudos, etc.



CARV nossa missão é Salvar Vidas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário