segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

CARV MINISTRA CURSO DE GERENCIAMENTO DE CRISE E RESGATE EM AMBIENTES HOSTIS EM SÃO LUIS DO CURU


Nos dias 11 e 12 de dezembro, os instrutores do Centro de Aperfeiçoamento do Resgate da Vida (CARV) ministraram o curso de Gerenciamento de Crise e Resgate em Ambientes Hostis na cidade de São Luis do Curu, município brasileiro do estado do Ceará que tem vegetação caracterizada por caatinga arbustiva densa e aberta, ainda na região encontra-se a mata ciliar tem clima tropical quente semi-árido e seu relevo faz parte da Depressão Sertaneja.

Ao todo participaram do curso 43 pessoas (alunos de duas turmas do curso Qualificação em Emergências do núcleo de Fortaleza) que durante os dois dias do curso tiveram oportunidade de aprender, através de diversas instruções e simulados, a importância de trabalhar em equipe para melhor atender a vitima, como também a transpor obstáculos físicos e materiais em uma operação de resgate em ambiente hostil e perceber e enfrentar seus próprios limites.





O curso contou com a uma equipe altamente capacitada e qualificada de instrutores: Sra. Monalisa (Diretora Administrativa do CARV), Sr. Elvis Lima (coordenador de ensino do CARV), Sr. Barbosa (Subtenente do Corpo de Bombeiros), Sr. Elisonho Rocha (militar da reserva EB), Sr. Elias Rocha Neto, Sra. Silvia e dos monitores do CARV: Sr. Agnaldo, Sr.Airton e Sr. Jucié.

Conteúdo ministrado durante o curso:

· Instrução de nós e amarrações;

· Instrução de improvisação e confecção de material para transporte da vítima em ambientes remotos utilizando os recursos disponíveis na mata;

· Instrução de natação utilitária e salvamento aquático;

· Instrução de orientação através de bússola;

· Instrução para preparar abrigo;

· Instrução para preparar alimentos em ambiente hostil;

· Simulado de resgate a vítima em situação de incêndio florestal com zona resfriada;

· Simulado de resgate a vítima em situação de queda em vala próxima a linha férrea;

· Simulado de resgate a vítima com transposição pluvial.




Curiosidade

O nome São Luís do Curu é uma alusão à capelinha que foi construída á margem direita do rio Curu. Sua denominação original era Barração, depois Uruburetama de São Luiz do Curu, Curu e desde 1951, São Luís do Curu.


CARV nossa missão é Salvar Vidas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário