domingo, 24 de junho de 2012

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TRAUMA E EMERGÊNCIA DO NORDESTE

CARVIANOS EM MASSA DURANTE O EVENTO
Conhecimento é poder! Poder para mudar o mundo! Poder para atender melhor o traumatizado!


O Centro de Aperfeiçoamento do Resgate da Vida (CARV) marcou presença no II Simpósio Internacional de Trauma e Emergência do Nordeste. Cerca de quarenta pessoas, entre instrutores, monitores e alunos participaram do evento. Durante os dias de simpósio, os profissionais do CARV, tiveram acesso a informações atualizadas sobre o atendimento ao traumatizado, além de compartilhar experiencias com diversos profissionais de outros estados e países.

Não pretenda ser melhor que os outros, mas pretenda ser “o melhor” para os outros.

HOMENAGEM AO PROFESSOR DR. ANTONIO RIBEIRO DA SILVA FILHO


Na noite de abertura do II Simpósio Internacional de Trauma e Emergência do Nordeste, o Dr. Daniel Lima (presidente do Simpósio e Diretor do núcleo PHTLS-CE) e o Dr. Gilson Melo Pinheiro (Coordenador do CARV e do núcleo PHTLS-CE), prestaram homenagem ao professor Dr. Antonio Ribeiro da Silva Filho (Ribeirinho), em reconhecimento pelo grande trabalho desenvolvido no campo da educação e da pesquisa médica.



LIÇÕES APRENDIDAS COM O TERREMOTO NO HAITI
Dr. Antonio Marttos Jr (EUA)

Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro de 2010, o epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe. A tragédia do Haiti desencadeou uma mobilização mundial sem precedentes. Governos enviaram tropas, organizações enviaram médicos, celebridades doaram dinheiro. As redes de TV mostraram incansavelmente os esforços de ajuda nos dias que se seguiram à catástrofe.

Em palestra, na noite de abertura do  II Simpósio Internacional de Trauma e Emergência do Nordeste, o Dr. Antonio Marttos Jr (EUA) destacou a importância da comunicação e do uso da telemedicina nas primeiras 72 horas após a catástrofe.


Lições importantes foram aprendidas e servem para o aprimoramento de futuras intervenções, que devem considerar: planejamento, formação de equipes, dimensionamento de insumos/equipamentos, trabalho com militares, inter-relações com governos.

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA NA REALIDADE AMAZÔNICA

Dr. José Guataçara Gabriel (PA)



ATENDIMENTO MILITAR AO TRAUMA - MEDICINA TÁTICA
Coronel Fábio Almeida (PB)

      O curso  Tactical Combat Casualty Care (TCCC)  é o equivalente militar para o curso PHTLS. Ele é projetado para os médicos militares e socorristas militares que estão se preparando para apoio às operações de combate. 


Cuidado “Casualty” no campo de batalha deve ser a melhor combinação possível de medicamentos e boas pequenas unidades táticas. As especificidades dos cuidados com a vítima na configuração tática dependerá da situação, ferimentos sofridos, conhecimento e habilidades de primeira resposta e do equipamento médico em mãos.

Em contraste com o cenário urbano (pré-hospitalar e hospitalar) onde o paciente é a missão, no campo de batalha, os cuidados de baixas sofridas é apenas parte da missãoO TCCC reconhece esse fato e suas estruturas de diretrizes para realizar três objetivos principais: 1. Trate a vítima | 2. Prevenir acidentes adicionais | 3. Complete a missão.




CARV nossa missão é Salvar Vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário