ENSINO E QUALIFICAÇÃO

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


A educação profissional, integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.  O aluno matriculado ou egresso do ensino fundamental, médio e superior, bem como o trabalhador em geral, jovem ou adulto, contará com a possibilidade de acesso à educação profissional. (lei 9.394 – MEC)

Curso livre é todo curso voltado à capacitação no mercado de trabalho e que possa ser cursado sem a exigência de grau de escolaridade. De acordo com a Lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases), o curso livre enquadra-se na categoria “formação inicial e continuada ou qualificação profissional”, para a qual o aluno não precisa ter concluído o Ensino Fundamental, Médio ou Superior para fazer um curso livre, visto que o único propósito do curso é o de proporcionar ao aluno conhecimentos que lhe permitam inserir-se ou se reinserir no mercado de trabalho, ou ainda aperfeiçoar seus conhecimentos em determinada área.

Essa capacitação tem uma conotação não formal, isto é, não se submete ao mesmo regime de tempo, frequência, nota e outras formalidades dos cursos de Ensino Fundamental, Médio e Superior.  Entretanto, não quer dizer que não haja a obrigatoriedade de tais requisitos: o aluno deve sim ter uma frequência mínima, cursar as disciplinas e se submeter às regras para obter o respectivo certificado.

------------------ CURSOS ESPECIALIZADOS NO CARV ------------------


» SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Capacitar qualquer pessoa, independente de sua área de formação ou atuação, a realizar ações de Suporte Básico de Vida (primeiros socorros) a fim de não retardar o atendimento a vítima, o que normalmente é feito na espera que o algum socorro chegue.

» QUALIFICAÇÃO EM EMERGÊNCIAS

Curso com duração de quatro meses, carga horária total de 300h, voltado a capacitação dos profissionais que atuam nas emergências em geral e aberto as diversas pessoas que pretendem ingressar na atividade.

» GERENCIAMENTO DE CRISE E RESGATE EM SITUAÇÕES HOSTIS

O curso de Gerenciamento de Crise e Resgate em Situações Hostis, foi criado devido a dificuldade que os profissionais do resgate e saúde tem em atender o traumatizado no caso/cenário de desastre ou acidente com múltiplas vítimas (Situações Hostis).


» DEA | DAE | EAD | AED - DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO

Através do curso o aluno poderá identificar e prestar socorro seguro e adequado em caso de PCR, realizando manobras de RCPC, utilizando o Desfibrilador Externo Automático. 


» PROCEDIMENTOS AVANÇADOS NO PRÉ HOSPITALAR


Capacitar os profissionais da área de saúde que compõem as equipe multidisciplinar nas técnicas de intubação endotraqueal ou orotraqueal, drenagem torácica, cricotireoidostomia por punção, punção torácica de alívio e outros  procedimentos de suporte avançado de vida.

» COMBATE A INCÊNDIO

Capacitar o aluno a intervir em emergências que necessitem do emprego de técnicas de combate a incêndio. 

» SALVAMENTO AQUÁTICO


O curso de Salvamento Aquático visa qualificar profissionais para realizar salvamentos em piscinas, praias, rios, açudes e/ou barragens. "Afogamento é o processo resultante da insuficiência respiratória causada por submersão/imersão em líquido" (OMS). Os afogamentos são responsáveis por 0,7% de todas as mortes ocorridas no mundo (mais de 500 mil por ano). O Brasil gasta R$ 556 milhões por ano apenas com o atendimento dos que se afogam nas praias. 

» SALVAMENTO EM ALTURA

O curso de Salvamento em Altura visa qualificar profissionais para realizar salvamentos em altura.

» IMOBILIZAÇÕES TÁTICAS EM EMERGÊNCIAS

Utilizando-se dos princípios da ética médica e das normas legais, a fim de garantir a proteção, a saúde e a dignidade dos pacientes, as urgências psiquiátricas exigem intervenções precisas e uso de técnicas especificas.

» TÉCNICAS AVANÇADAS EM RESGATE

Curso especializado para profissionais do resgate e emergências em geral que atuem no cenário amplo das emergências do cotidiano. (Espaço confinado; combate a incêndio; salvamento aquático; resgate em altura dentre outros tipos).

Pré-Requisitos mínimos: 
  - Ter no mínimo 18 anos de idade;
  - Ter concluído o curso de Qualificação em Emergências do CARV.




» CAPACITAÇÃO NR 35

Capacitar trabalhadores a utilização de técnicas e manuseio de equipamentos específicos para trabalho em altura, conforme Norma Regulamentadora nº 35 (NR35).
.
» CAPACITAÇÃO NR 33
   
Formar e capacitar profissionais para o trabalho em espaço confinado, conforme Norma Regulamentadora nº 33 (NR33).

- Formação de Trabalhadores e Vigias em Espaço Confinado (16h)
- Formação de Supervisores de entrada em Espaço Confinado (40h)
- Resgate em Espaço Confinado (20h)





CARV nossa missão é Salvar Vidas!

7 comentários:

  1. Parabens Dr. gilson por essa unidade que se importa com as pessoas, e carrega uma missão muito importante: salvar vidas!!!!!!!!!!!!!
    Abraços,

    Mirelle Raquel - SAMU CE POLO I

    ResponderExcluir
  2. LEGAL, BEM DINAMICO O CURSO..

    ResponderExcluir
  3. gostei do curso,exelente... mais na minha opiniao era bom que tivesse estagio tbm, pra melhorar mais o nosso aperfeisoamento...

    ResponderExcluir
  4. achei exelente esse curso,do carv. olhei ums videos no yotube das aulas que vcs fazem ai e exelente mesmo o o trabalho de vcs, parabens.

    ResponderExcluir
  5. quais os requisitos para fazer esse curso??????

    ResponderExcluir
  6. alguém sabe informar o endereço do CARV??

    ResponderExcluir